sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Vivenciar Práticas sem Apegos, é Discernimento.

Vivenciar a prática ao adquirir a teoria, nada tem a ver com decepção a Codificação Espírita. Possa ser que tenha a ver, com a conduta e escolha de cada indivíduo se portar, no meio espírita. E por quê? Esperamos sempre mais consciência e equilíbrio daqueles que conhecem, ou dos que dizem estar antenados a espíritos mais superiores. Também daqueles que, estão mais envolvidos com os trabalhos espirituais para o Cristo e, não para pessoas. Analisemos o discernimento do locutor neste vídeo:

A chamada do vídeo para quem não faz uma leitura interpretativa coerente, já é uma forma de julgamentos sobre aquelas pessoas com super ou extremas opiniões formadas.  Ops! Pergunta que não quer calar: desde quando espíritos superiores condenam opiniões formadas?

Nos escritos da codificação (pesquisa de Kardec) o objetivo foi conduzir seres reflexivos, conscientes e de total uso da razão em suas ações, para alcançar, um dia, longo ou curto prazo de reencarnações, a provável e estimada "perfeição". Tanto é, que, em toda a codificação é lícita: “Kardec afirmou que, se um dia a ciência provar que o espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência”. Em outras palavras: Quando não souber caminhar, decidamos pela ciência. 

O que seria da doutrina espírita sem a ciência e a filosofia já que, não é UMA religião, mas religião? E, por que é religião?  Porque estuda a reforma intima.  

*Notas para reflexão:

#Espíritas ou simpatizantes: não estamos condenando o codificador quando mencionamos tamanha vulnerabilidade ao afirmamos que, não podemos ter opiniões formadas? 
As Concepções formadas, devemos aos estudos científicos.
O que seria de um pesquisador sem suas inferências nas pesquisas? Kardec não foi diferente, inclusive foi cético. Através da compreensão e comprovações nas análises com os estudos dos espíritos foi possível afirmar e reafirmar que, nenhum histórico dos fenômenos espirituais, transcrito originalmente em Francês, nas pesquisas realizadas por Kardec e, publicados em periódicos científicos impõe ou aliena ninguém. Pelo contrário, são históricos de pesquisas com leituras que fluem. 

Portanto, vale a pena interpretar e usar a razão em cada menção, quando se pensar uma pesquisa. Principalmente, se refletirmos a teoria socrática: "ironia e maiêutica", traduzida por Sócrates: "não se deixe alienar! Pergunte! Busque! Pesquise! Estude!” Enfim, somos aprendizes!!

Tenhamos a consciência que, quando mencionamos absurdos generalizados como: " Aos leitores com opiniões formadas", "Aos acadêmicos e pesquisadores" ...Condenamos, por tamanha ignorância, toda uma doutrina que tem base em pesquisas. 

Afinal, como se dar um corpo de voluntariado, se não pela condição de amor, bondade ao que faz e, seus requisitos intelectuais se, assim for, pertinente, para ajudar o  próximo? 

Reconhecer palavras impróprias que apontam e julgam os "irmãos" que pensam o mesmo fim, também é engolir o orgulho, a soberba, a ingratidão.

Um dos incômodos, mais frequentes, na Doutrina Espírita?

O uso de nomes de espíritos celestes, benevolentes, superiores (mentores espirituais onde não existe). É mais sério do que possamos imaginar. Em todas as leituras que realizei em Kardec, é claro e lícita a sua seriedade, pois, nunca brincou em suas pesquisas. Pelo contrário, como pedagogo crítico era questionador e visto por desconfianças a cada 
análise

Nunca permitiu inferência que não fosse reflexiva n constatada. Portanto, é imaturo brincar com o científico quando o mesmo é embasado em todo um arcabouço filosófico. Kardec dispensa o conhecimento do senso comum e parte do filosófico para o cientifico, somente  
após as conclusões analisadas ele aferiu o conhecimento religioso.   

Se não somos capazes de lidar com o conhecimento comprovado, paremos de usar nomes de espíritos onde não tem e comecemos a ouvir e internalizar melhor nossas aprendizagens. Temos dois hemisférios neurológicos que convergem e divergem.
 

Vamos aprender a (des) alienar?

É por esses questionamentos trazidos na codificação espírita que, muitas situações nos trazem reflexões inadiáveis algumas delas:

1-Quantas pessoas voluntárias em Instituições Religiosas diversas sofrem decepções com condutas de supostos colegas que, juram está em seus terreiros domésticos? 

2- Quantos tratam e julgam, irracionalmente, como se tivessem em seus convívios diários, com entes familiares que não se suportam? 

3-Outros estão tão donos dos locais, que se sentem tão loucamente empossados do ambiente que, conseguem usar soberbas trabalhistas cotidianas? 

4-Criaturas de Deus? Sim. Mas que não mudam suas mentes em nenhum ambiente. Minha doce e sutil conclusão é que são iguais em todos os lugares e que, só mudam a intensidade do veneno. Uns usam máscaras firmes e outros afrouxam. E, tem aqueles que a máscara tão firme que, parece real.  E, para que servem as máscaras? Alguns usam para impor algo sem se quer, ter a noção equilibrada que, são meros voluntários em comum tentando quebrar as máscaras impregnadas. 

Que o poder, em todas as circunstâncias da vida, ganha força já sabemos.  Só que, em se tratando da queda da irracionalidade aprendamos, será sempre maior ou pior. Quem tem uma base, não deve declinar-se no orgulho. 

Refletindo Paulo de Tarso: [...]
"Tudo me é lícito". Mas, tudo me convém? 

Atitudes de amor que prevaleça o bom senso são uma das formas do uso da razão do ser humano, e não precisa ser Espírita para isso. Basta o bom senso: 
“não farei com o outro, o que não gosto que me façam". Sentem o impacto?

4- Quando muitos não conseguem fazer essa triste e sombria relação, tratam os voluntários com dois pesos e duas medidas. Analisemos a contradição: não deveria ser de igual valor? 

O tratamento mal educado e como se fossem seus subalternos. Eu, particularmente, consigo ate pensar um estilo. E tipo- estilo pátria amada superior terrena: "eu mando", "eu decido", "eu posso", "eu quero e tem que ser assim". 

Cadê o amor? E, o diálogo? Desde quando cabrestos foram aceitos? Em que década estamos? Reflitamos um pouco mais! 

Continuemos o diálogo caloroso...

Penso sempre que, não devemos internalizar ações adversas de criaturas que buscam nas suas imperfeições, machucar o outro com grosserias, e julgamentos vãos, tão pouco com as línguas felinas de acusações e palavras sem fundamentosTerríveis chacotas e bumerangues! 

Os bumerangues servem para mostrar que tudo que vai, volta com a mesma intensidade. Mas como diria as leis de Newton: "tudo depende da intensidade". Como alvo de apontamentos e julgamentos.

Na dimensão da vida aprendemos que nem sempre o arremesso bate como possam desejar. Pois, atitudes disseminadas nesses níveis dizem respeito à ausência de caráter.
Toda culpa de pessoas com péssimas condições de caráter apontam impiedosamente, para algo sobrenatural. Nunca me convencerão! Aprendi de onde vim que, situações geradoras de mal-estar aqueles que fazem e pensam no bem, é coisa de gente que não presta e não tem o que fazer. Bumerangues! E, na pior das hipóteses não conseguem enxergar o mal que irradiam em suas prepotências de caráter. 

Conclusão sem medo de errar: 
Nada tem a ver com as ações espirituais. 

Base científica:
 
Leis de Newton é uma expressão designada às três leis que possibilitam e constituem a base primária para compreensão dos comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais, em escalas que seja celeste, quer seja terrestre. As três leis foram formuladas pelo físico inglês Isaac Newton, ainda, no século XVII e encontram-se primariamente publicadas em seu livro: “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”.

Pensando analogias....

Para adoçar o mecanismo da dita imperfeição, faço uma analogia ao SPC e SERASA. A lógica me diz que os órgãos foram pensados para serem visitados por alguém. Em algum momento alguém visita, mas não deve fazer dele uma morada eterna. Concordam? Tudo pode acontecer aos diversos fatores da vida, no entanto, a grande diferença das ações humanas corresponde aos tipos de máscaras que se possam usar. 
Sabe aquela que convém? É por aí.  Como diria Jessié Quirino: A dita "política de beco estreito".

Analisemos as relações...

Cada um busca para si o que lhes convém. Tudo é uma questão de escolha. Não nos cabe apontar, pois, decepções acontecem e faz parte da vida embora saibamos que só absorvermos, aquilo que quisermos. 

Quem não sofre impacto? Decepção? 

Espírita nenhum é
 onisciente, onipresente e onipotente. O que serve também para as ditas religiões (todas respeitáveis). 


Busca-se na Doutrina Espírita crer no DEUS de AMOR, devido às confirmações de espíritos de maior escala evolutiva. Bom, pelo menos é isso que consta nas confirmações das Análises de Kardec com os espíritos. E, como bem relaciona o locutor  no vídeo: "O Caminho é individual". 

Pesquisa realizada online...O que encontrei?

Análise em redes virtuais sobre "curtir", "não curtir", comentários ao ego(natural a todos, mas sempre tem um QI (Quem indica ou é líder da maldade. E, sendo "quase deuses" aliena os demais) a começar pela justificativa: "exibicionismo", "destaques", etc e tal (Aff! Cansa a lista)...

Detalhe claro a qualquer navegante com base primária da doutrina dos espíritos: 

A ignorância, a falta de respeito e ética, a não amorosidade e carinho a conduta de um aprendiz na terra, são chocalhadas em redes digitais. E, sabem como conseguem esse façanha?  As ações frequentes são rebuscadas, incontidas, disseminadas e tombadas de disciplina espiritual ( nível de evolução do espírito). O "não curtir" e o "não comentar", deve ser amortecido. 
Onde está Deus? Paremos! Onde está a lógica de tantas imbelicilidades, forjadas no virtual? Cadê a base? Onde estão os livros da codificação? Ah! Lemos? Sim, mas para interpretar precisa de algo mais... Em qual nível de evolução nos leva tudo isso?

Analisem as categorias dissimuladas que conseguir analisar em redes:  

Pausa1
Respirando...   #chiliquevirtual!      #nãovamoscurtir   
#Proibidocurtir. #Proibidocomentar....  #Vaiaumentaroorgulhodoespírito.

É muita viagem em nome de situações que, não condiz com a busca do conhecimento espiritual.   #PELOAMORDEDEUS!         #VAMOSACORDAR!

Vamos as hipóteses! As mais absurdas, confiram! 

1-Qual é o foco da questão? 
Quem consegue algo após muita luta na vida ou sem luta alguma ( alguns conseguem) deve está humilhando quem não conquistou. Condena-o! 

Como sentem-se para incentivar tamanho absurdo? 
Sinto-me humilhado! 

Resumo virtual da ópera online:  
 #‎crisedonãoconquistei,     ‪#‎diplomaéfoco...

2-Qual é o pior de todos os chiliques virtuais? 

É quando profanam: "Kardec nunca usou dos seus títulos para isso, ou aquilo. Foi humilde!"

Aprendamos! Todo pesquisador tem uma vida acadêmica e mesmo que ele não saia falando, o currículo dele vai junto. Portanto, Kardec, foi proferido em todas as citações, como um profissional titular academico em suas diversidades diplomaticas,sim. Apenas foi humilde e relutante a tudo que era exposiçao. Pois, construiu e disseminou saberes. Quer uma prova? Pegue todos os seus escritos e confira aqui.

Pronto! vamos acabar com "mimimi" de superioridade ou inferioridade?

Vamos buscar conhecer e ponto final! 

Vamos acabar com perseguições mentais a quem busca vencer na vida. Isso não é espiritual, nem de Deus. Se na época Kardec não se apresentasse como um pesquisador na área pedagógica não teria reconhecimento tão pouco credibilidade a Doutrina Espírita na geração atual.

Paremos de encher a cabeça de jovens no processo inicial e de carreira profissional. Todos têm o direito de buscar suas habilidades e competências na vida. Encontrar as suas afinidades e relações terrenas. Faz parte da evolução! Hoje, são iniciantes na vida e amanhã terão que arcar com responsabilidades adversas.

Alguém já deixou de olhar o próprio umbigo ou sonho ou pensaram: E, se ficarem frustrados?     Quem pagará? Já se deram conta do que alicerçarmos na vida do próximo? Saindo da teoria, isso sim, é falta de caridade, humildade e amor ao próximo. 

Sabe o que é falta de Humildade? É se sentir melhor do que o outro. Humilhar e blasfemar em nome de uma pseudointelectualidade, pseudoDeus, pseudoEspiritoMentor, isso quando não são os donos de Jesus, Maria Santíssima e o Deus Vivo na internet.  

Finalizando e recordando a aprendizagem doutrinária...

Se não fossem as inferências de Kardec enquanto prática pedagógica que pensou instrumentos de coletas e utilizou numa época obscura, nenhum dos seus escritos teriam a força na prática mediúnica atual. Principalmente, nas referências para a codificação do Espiritismo em diversos países e, em especial no Brasil, que tem uma efervescência religiosa peculiar. 

Aprendo sempre que, devemos dar para Deus coisas boas, portanto, penso que ELE não se preocupa em qual tapete sentamos ou cremos. Isso é um problema individual de cada um. Temos as nossas escolhas e respondemos por elas. 
Como está o teu coração e a tua consciência? É a essa questão que devemos nos vigiar.

Aprendi no caminhar da vida que, eu não sendo espírito perfeito, não tenho o direito de cobrar perfeição de ninguém. Sabe a diferença? A diferença está no que podemos compactuar. 

Análises virtuais...

SER ou não SER ESPÍRITA não é, nem nunca será, o ápice da salvação do espírito, se as ações continuam na hipocrisia. 

Aprendamos que cada ser tem uma conduta particular da mesma forma que aprende e ensina diferentemente. E nada tem relação com a religião a qual se professe, com parentescos, grade curricular terrena, espírito que baixe ou toque para subir, que tem dom de línguas como muitos creem sem questionar ou questionam, ou até mesmo sem língua alguma ou como diacho alguém possa crer.

As pesquisas de Kardec são claras e só foram reconhecidas, e tem um peso, sendo muito mais significativa, na atualidade, do que em épocas passadas, devido a busca intelectual nas defesas de pesquisas pelo estudioso que foi: "um influente educador, autor e tradutor francês. Poliglota (alemão, inglês, italiano, espanhol, holandês) e Pedagogo"(Menção em todas as suas publicações, em especial, nos periódicos científicos que deram toda a direção espiritual reconhecida nos dias atuais).

Quando se fala em crescimento intelectual e conquistas acadêmicas ou profissionais, sendo espírita? O que muitos interpretam? 

Metidos! Orgulhosos!Não precisava postar isso, aquilo... Querem aparecer! etc e tal... 

Pensando a ironia ou loucura percebida:
 

Aiiiiiiiiiiiii que dor! Perdoai! A ignorância não permite ver qual ou quais as razões...
#oremosaodeusOvário!          #suportemos a dor!         Amém!! ...

É preciso muito neurônio para driblar tantas loucuras em rede...

Qual é a base do #chilique virtual? 

Incômodo congestionado em alta dimensão por quem nada faz, e nada produz e, o pior, se incomoda com quem conquista.

Pausa 2.  .#Chiliquevirtual   +  #Robôemrede!       Muita Atenção!!

O que questionamentos, pesquisas, formador de opinião, tem a ver com ser ou não ser humilde? São robôs? Raciocinemos!!...

Se assim for, então, me respondam como Kardec foi reconhecido cientificamente? 

KARDEC continua sendo o real modelo como formador de opinião do século. Se não fosse, o livro dos Espíritos e dos médiuns seriam uma verdadeira, enganação. Portanto, vamos começar a medir o que estamos alimentando diariamente em redes e se não for possível compreender, recorram a um Psicólogo ou a um Psicanalista! 
 Eu não sou, nem tenho dicas para esse nível...

Minha orientação?

Analisem as leituras da Doutrina Espírita. Todos os postulados nos orientam a sermos conscientes, alienação nunca foi o seu foco. Adorar e "curvar-se" só a DEUS! Isso é lícito a todos os Espíritos.

Precisamos parar com essa hipocrisia de que ter humildade é não estudar. Não existe progresso sem estudos. Podemos escolher o que quisermos, mas isso não nos dar o direito de apontar e julgar o outro nas aferições maliciosas ou desagradáveis.  

Particularmente, não acredito em glorificações religiosas. Nem no "Deus" cruel que profana seu próprio povo e o condena ao fogo do inferno, tão pouco, que usa a bondade de um "filho" para mostrar poderes de mãos alicerçadas de sangue, fúria, miséria e sofrimentos de todas as formas. 

Eu creio no DEUS justo e de amor, sem distinção de raça ou credo. Creio no Deus, que por uso de sua formação terrena, nos atribuiu um corpo dotado de funcionalidades e, portanto, dotado de livre-arbítrio.

O famoso "NATAL" nos propõe a arte amar e se pararmos para internalizar todos os dias deveria ser NATAL! Aprendemos por conveniências a sermos bons, justos, amáveis e supostamente equilibrados, em um único dia no ano. Exatamente!!! Conseguimos essa nobre façanha com diversidades de máscaras. 

Para alguns, até fixa um bom efeito. Até por que a atmosfera muda. E, lógico tem que ser considerado porque psicologicamente propõe que, alguém se transforme.

O que penso? Loucura de inferiores numa busca desesperadora de uma "perfeição" para chegar a um Deus. Valei-me, senhor!

Qual é a minha opinião as decepções “religiosas”?

Se vale à pena deixar de ser Espírita ou torna-se Espírita pelo fato de ter mil empecilhos por prática de quem, ainda, está lento no processo de aprendizagem terrena, não me cabe opinar por ninguém. Cada um senta onde deseja. 

Se na engrenagem da evolução da vida e, não interessa como, nem onde começou, sempre vale a pena o final. No processo de formação religiosa aprendemos que devemos fazer o bem, sem olhar a quem e que, para tal, não precisa de uma religião ou diversas religiões salvadoras da vida individual de Ninguém. A escolha e conduta é totalmente pessoal.

Opinar em quê? Para quê? Por que devemos nos apegar a causas se julgamos não ter nobreza alguma?

Não se pode servir a dois senhores, justamente, pelo fato das crenças religiosas afirmarem e reafirmarem a existência de um ÚNICO DEUS. Se ELE é aclamado como um Espírito de AMOR MAIOR, penso que tá valendo. Não interessa onde.

Minha percepção da vida ao longo da caminhada terrena?

Não ser amada por quem quer que seja não é o problema, muito embora, não seja agradável. Triste mesmo seria não ter o Amor de Deus. O resto é caldo de cana e traçamos diariamente, com os gostos amargos da vida cotidiana.

Eu sou o que eu quiser ser, mas sem discernimento, nada serei.


Nenhum comentário: